sexta-feira, 10 de setembro de 2010

LIBERDADE


"Gaivota, que vôa longe, vôa tão alto...
Gaivota, que sempre vôa atrás de um alvo.
Nunca desista, Gaivota triste, siga seu canto,
Siga seu canto, que eu te encontro em outro lugar..." ♪♫


 


Na postagem anterior, eu falei sobre liberdade; a liberdade que (creio) toda pessoa que é tímida gostaria de ter... A minha "carta de alforria" chegou em dezembro do ano passado.

Em agosto de 2009 fui trabalhar na empresa de cosméticos NIASI. Lá conheci duas pessoas (Natália e Ariana) que se tornaram minhas melhores amigas e as únicas que souberam conversar de maneira natural comigo.
Conheci primeiro a Ariana, uma pessoa totalmente diferente de mim: segura de si mesma, exuberante, extrovertida. Uma pessoa que conversa sobre tudo e com todos sem a mínima inibição. Já no primeiro dia parecia que a gente se conhecia de muito tempo atrás. (lindo, né?)
Já a Natália é super parecida comigo, tanto na timidez, quanto na sua história de vida. Descobri com ela, que existia mais alguém como eu rondando por aí.
Com as duas aprendi muitas coisas...

Em dezembro, a NIASI ia realizar uma festa entre os funcionários. A Ariana insistiu para que eu fosse, mas eu disse a ela que só iria se a Natália também fosse, porque eu não queria me sentir um peixe fora d'água. O próximo passo foi convencer a Natália a ir também e convencemos!

No dia da festa eu me propus a fazer duas coisas: dançar e me divertir. Eu nunca tinha ido a festas que não fossem familiares e mesmo assim, nunca dancei em festa alguma nem na frente de niguém, ficava sempre pelos cantos, sentada. Só dançava sozinha comigo mesma.
Mas nesse dia eu disse "Eu vou dançar! Eu não vou sair dessa festa sem dançar, sem me divertir. Eu não vim até aqui pra ficar sentada. Hoje não!" Pois foi dito e feito. No começo eu fiquei sentada observando (me habituando ao ambiente). Até que a Natália, que também é tímida foi dançar, já que ela gostava muito. Eu também estava com muita vontade de dançar, mas não tinha coragem até então. Até que eu disse a ela "Agora eu vou dançar! Vamos?!" Nem ela nem a Ariana acreditaram! Depois a Ariana ia me ensinando alguns passos e foi muito divertido.

Vou dizer uma coisa. A Natália pode até não saber, mas ela foi a pessoa que me motivou a dançar. Por ela também ser tímida, facilitou muito para que eu desse esse passo pra superar a timidez e me divertir pela primeira vez numa festa sem me importar com o que os outros iriam pensar no dia seguinte. Eu tive medo de não me divertir, de ficar pelos cantos escondida. Por isso, eu agradeço muito à Ariana e a Natália por terem me permitido alcançar esse dia de liberdade.

Espero que todos os tímidos possam sentir a mesma sensação, que possam agarrar com toda a força as oportunidades, que possam dizer "SIM, EU VOU!" mesmo que este "sim" possa dizer "hmm, não sei, será que vai ser legal? Não quero me arriscar..."... eu me arrisquei, pode parecer bobagem para quem não é tímido, mas dançar numa festa onde não se conhece ninguém é um grande avanço. E este foi um passo importantíssimo para mim.

Nesse dia eu me libertei!

8 comentários:

  1. Eu nunca consegui me divertir em festas e isso é incômodo pra quem está me acompanhando...parabáns pelo passo importante...ser tímido é ir vencendo cada dia seus temores...pois infelizmente ainda não inventaram a cura para a timidez!

    ResponderExcluir
  2. É verdade. É muito difícil se divertir quando a gente não se sente bem num ambiente onde tem várias pessoas te olhando. Eu acho que eu só consegui me divertir quando eu "determinei" na minha cabeça que era isso que eu ia fazer. Eu odiava ir a festas e até deixava de ir por medo de não me divertir e acontecer sempre a mesma coisa.
    Espero que esse dia de diversão também chegue pra você.

    Um abraço! :)

    ResponderExcluir
  3. realmente, só para quem é timido sabe o quanto um passo desses é importante.
    Me considero muito timida, mas a minha pior dificuldade e preocupação, é na area profissional. Tenho 22 anos sempre tive dificuldade para conseguir um emprego, sem falar que desisti do colegio por diversas vezes. No momento estou fazendo curso, mas estou a um passo desistir, pois de fato, preciso falar em publico, a minha maior dificuldade. Enfim, te admirei desde o inicio pelo fato de vc mencionar seu trabalho, afinal sou tão timida quanto voce, mas sou um fracasso em relação a isso.
    Sonho todos os dias em fazer uma faculdade, ter um bom emprego, ter a minha independência. Mas ainda não encontrei forças o suficiente para lutar por isso. O pior é quando as pessoas não te entendem, e ainda mais, te julgam dizendo que tudo não passa de preguiça, de burrice. Gostaria que ao menos entendessem que é dificil pra mim.
    Mas é impossivel querer que os outros acreditem em mim quando nem eu mesma acredito mais.

    Nossa, me desculpe por desabafar ...

    ResponderExcluir
  4. Não se preocupe, Bruh! Pode desabafar à vontade. Na verdade este blog não teria sentido algum se não fosse para que pessoas na mesma situação que eu desabafem.
    realmente falar em público é a maior dificuldade pra quem é tímido. Mas não desista do curso por causa disso e o mais importante, não desista de você mesma. Uma das coisas que funcionavam e funcionam comigo na hora de falar em público é olhar para o fundo da sala e dar apenas aquela olhada meio que sem olhar para os companheiros que estão te olhando e falar, mesmo que com vergonha. Uma vez eu fiquei com tanta vergonha que coloquei o caderno na frente da minha cara e de tanto nervoso comecei a dar risada ^_^. Mas, acredite em você, acredite que você pode, porque só de acreditar já um passo importante pra seguir em frente.

    Um abraço, e obrigada por me visitar! :)

    ResponderExcluir
  5. Nossa como você escreve bem!
    kkk passei so para dizer isso e perguntar qual é a receita? rsrsr
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada, Anônimo. Seria bom ( e mais fácil, também) saber o seu nome. :P

    A receita? Não sei, acredito que é ler e escrever bastante(que são coisas que eu adoro! ^_^, só isso já dá uma bela "vitamina". XD
    Obrigada por me visitar!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá,Kelly!!
    Nossa,me encantei pelo seu blog!Você escreve muito bem e como me identifiquei com cada situação vivida por você.Meus parabéns!Seus textos são maravilhosos.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada Dani, pelo seu comentário e por sua visita. Fico feliz que você tenha gostado. :)

    Um abraço!

    ResponderExcluir