terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 de Setembro - A Independência

Hoje comemoramos o dia da Independência do Brasil. E relembrarei alguns trechos retirados de um livro (não gosto de procurar na internet ) dos fatos que aconteceram para que a independência fosse possível.

☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼

COLÔNIA DE NOVO? NÃAAOOO!

As medidas  de recolonização que causaram revoltas no Brasil foram:
  • a extinção das repartições públicas e dos tribunais criados por João VI;
  • que os governos das províncias brasileiras ficariam independentes do Rio de Janeiro e que só deviam obedecer ao governo de Portugal;
  • a volta imediata de Dom Pedro para Portugal;
  • a criação de um imposto extra de alfândegas do Brasil, com a clara intenção de restabelecer o monopólio;
  • o envío de novas tropas para o Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.
Com isso, começava  a se organizar o movimento de independência apoiado pela Inglaterra, pois as Cortes Portuguesas pretendiam elevar para 30% as taxas alfandegárias sobre os produtos ingleses desembarcados no Brasil.
Os protestos se avolumavam. As camadas sociais mais ricas procuravam convencer Dom Pedro a aceitar a independência (para preservar suas propriedades).

Em 9 de janeiro de 1822, foi levado ao príncipe regente Dom Pedro um abaixo-assinado com quase 8 mil assinaturas de aristocratas e representantes do comércio, pedindo a Dom Pedro que ficasse no Brasil e defendesse os brasileiros contra as pretensões recolonizadoras das Cortes (que ficou conhecido como o Dia do Fico com a frase "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que eu fico").

Em agosto foi assinado um decreto considerando inimigas todas as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil.
A Independência precipitou-se com a chegada de um ultimatum português ao Rio de Janeiro anulando os decretos do príncipe e ameaçando mandar tropas ao Brasil, caso Dom Pedro não voltasse imediatamente para Portugal.
Para avisar a Dom Pedro (que estava em São Paulo) e convencê-lo a manter seu compromisso com os brasileiros, José Bonifácio enviou um mensageiro, que se encontrou com Dom Pedro na tarde  do dia 7 de setembro, nas margens do Riacho do Ipiranga, onde o príncipe descansava da viagem que havia feito a Santos, no litoral paulista.

Ao ler as cartas e o ultimatum português, Dom Pedro disse: "... Soldados! estão desatados os laços que nos unem a Portugal! A partir deste momento o nosso lema será: Independência ou Morte!".
Era a separação definitiva. Finalmente o Brasil oficializava a sua independência política de Portugal.



☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼

Bom, eu dei uma bela resumida (ainda que o texto esteja grande).
O motivo de eu ter mencionado esta passagem, é que nós brasileiros fomos libertados do regime colonial que havia naquela época. (Uhuuuuuu!) Nos tornamos povos independentes!

Mas... e os tímidos? Quando nós iremos adquirir a nossa própria independência?; Quando poderemos caminhar pelas ruas, falar em público, dançar, fazer qualquer coisa livremente sem que tenhamos vergonha ou medo do que os outros vão pensar?; Quando poderemos dizer com firmeza e segurança "ahh, quer saber? eu não tô nem aí!" ?; Quando nos libertaremos de nossos próprios pensamentos, muitas vezes, negativos?; Quando poderemos fazer o que quisermos sem o receio de sermos ou não notados?

Pessoalmente, eu já disse a frase "ahh, eu não tô nem aí! Eu vou fazer o que eu realmente sinto vontade." e quer saber? Eu tive esse dia de liberdade. Mas, mesmo que eu tenha tomado alguma atitude, eu ainda não me libertei dos meus receios... 

Há uma música da cantora Thalía (meu ídolo) que representa muito bem o sentido de liberdade; o sentido de querer gritar, falar, "voar" mas não conseguir; o sentido de querer fazer uma revolução dentro de nós mesmos... o sentido de querer viver...
A música se chama "En Silencio". Abaixo deixarei a minha tradução livre, juntamente com o vídeo da música original:

EM SILÊNCIO

Aqui estou, na guerra de emoções.
Aqui estou, sem dor nem paixão. Oh, não...
Respirando solidão, leio em livro liberdade.
Em desenhos animados descrevendo tudo e nada de mim.

Reverberação, há uma razão.
Bate em meu coração uma canção.
Em um vôo sem límites. Em um vôo sem limites.

Quero cantar sem limites.
Quero voar sem limites.
Quero viver sem limites.
Em silêncio... recordar...

Aqui estou, num mundo de ilusões.
Aqui estou, sem paixão nem temor. Oh, não...
Respirando solidão, leio em livro liberdade.
Em desenhos animados descrevendo tudo e nada de mim.

Reverberação, há uma razão.
Bate em meu coração uma canção.
Em um vôo sem límites. Em um vôo sem limites.

Quero cantar sem limites.
Quero voar sem limites.
Quero viver sem limites.
E em silêncio... recordar... recordar...

Shhh...

2 comentários: