segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Uma Alma Tímida

Depois da postagem sobre o que é a timidez, chegou a hora de eu contar a minha história. Se você que estiver lendo quiser me contar a sua história será muito bem-vindo(a)!



Sou tímida desde toda a minha vida, porém minha timidez foi piorando quando alcancei a adolescência.
Quando a gente é criança é muito fácil, muito simples fazer amigos. Depois, quando eu comecei a mudar de escola, aos nove anos, foi que surgiu os primeiros "sintomas" da timidez, que até então, estava escondida.
Eu tinha duas melhores amigas na primeira escola, e mesmo que a gente tenha mudado juntas para outra escola e ficado na mesma sala, os problemas foram aumentando, porque as professoras passaram a escolher com quem deveríamos fazer os trabalhos em grupo, e eu acabava ficando longe delas, e comecei a falar muito pouco.

Quando voltamos à escola antiga, continuamos na mesma sala, mas em lugares separados. O que aconteceu? As minhas melhores amigas arranjaram outras amigas e começaram a passar mais tempo com elas, me deixando de lado. Depois eu tive que me mudar de escola e de cidade (aos 11 anos de idade, quase 12)...

Na nova escola eu não consegui me adaptar e as coisas só pioraram. Se eu já estava falando pouco na escola em que "cresci", imagina numa escola onde eu não conhecia nem as formigas! Fiquei nessa escola até o final do colegial, e do mesmo jeito que entrei, saí: muda. Claro, "muda" é uma forma de expressão. Eu falava apenas o necessário ou quando me perguntavam alguma coisa. Alguns até tentavam conversar ou ser meus amigos, mas eu não sentia confiança.

Já no primeiro ano nessa escola eu briguei com uma menina que dizia que eu tinha pegado algo da mochila dela, sendo que na verdade, ela tinha mexido na minha mochila. Mas a briga não foi só de palavras não, foi com tudo o que se tem direito (por assim dizer). Ela me empurrou, eu empurrei ela e depois haja cabelo pra contar história! Foi puxação de cabelo pra todos os lados, e só paramos quando dois meninos nos separaram. A classe estava lotada de "espectadores", e eu que fazia o possível para não ser notada, acabei sendo o centro das atenções com direito a falatório por todos os lados durante semanas "foi aquela menina quietinha que brigou no outro dia"... "Nossa! Fiquei sabendo que você brigou com uma menina! Bem que dizem que os quietinhos são os mais perigosos, hein!?"

No ano seguinte e em todos os anos, eu fiquei conhecida como "a menina mais quieta da escola". Mesmo que eu quisesse, não tinha como alguém não me notar. Ficar quieto num canto sem falar com ninguém é realmente a pior maneira de se "esconder". 

Mas, para a minha sorte, entrou um menino que era a minha versão masculina. Quando ele entrou, eu finalmente deixei de ser a única pessoa mais quieta da escola. 
Então as coisas foram mudando. As pessoas (algumas poucas) passaram a me aceitar mais e eu fui me comunicando mais.

Depois da formatura tudo mudou. Eu procurei fazer cursos de informática, a trabalhar... tudo pra que minha timidez fosse diminuindo, e realmente diminuiu. O que eu era na época da escola ficou lá. Não posso dizer ainda (infelizmente) que me livrei da timidez. Fazer amizades, falar com desconhecidos, em público, ou expor o que eu penso é uma dificuldade muito grande. Até pra marcar alguma coisa num hospital é difícil. Minhas mãos tremem quando eu não conheço as pessoas. Esta semana mesmo, eu estava num posto de saúde, e a recepcionista me perguntou se eu não estava passando mal porque eu estava tremendo, e eu lhe disse que não, que apenas sentia muito calor (claro, o sol estava de rachar naquele dia realmente), mas juntando isso com minha timidez parece que o problema é bem maior.

Bom, acredito que somos tímidos porque fomos apresentados ao mundo, muitas vezes de forma "forçada", pelo menos no meu caso foi assim. Mudar repentinamente de escola, de ambiente, de vizinhos, de costumes, pode ter me deixado tímida. É um dos fatores. Mas como diz também a matéria que postei anteriormente, pode ser também algo hereditário; minha mãe "diz" que já foi tímida quando era mais jovem e que só deixou a timidez quando teve a mim  e ao meu irmão, já que ela tinha que ir às escolas, a reuniões e isso fez com que ela se livrasse da timidez. Mas eu digo que ela "diz" entre aspas, porque todas as aventuras que ela me conta de quando era mais jovem não são atitudes de quem já foi tímido, então eu não tenho muita certeza desta "herança".

Bom, realmente a timidez, pra mim, ainda é um mistério a ser desvendado.
Por certo, vocês verão muitas vezes fotos da Katara do desenho animado Avatar postada por mim. É que eu me identifico com ela; o jeito de ela arrumar o cabelo, se vestir e agir.



6 comentários:

  1. Kelly, você escreve de uma forma muito bacana. Clara, objetiva, consegue dar conta muito bem do recado. Muito obrigado pelos comentários no meu blog. Continue escrevendo. Sinto-me honrado em ser o primeiro a comentar no seu blog. Um bj e boa sorte. Tímido pra Dedéu

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Muito obrigada pela visita ao meu blog. Boa sorte igualmente pra você!

    ResponderExcluir
  3. Kelly mais uma vez venho te elogiar, seu blog é nota 1000, muito bom, e você escreve bem demais.
    SOU SEU FÃ rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  4. Ha ha, valeu mais uma vez pelo elogio, Anônimo. Fico muito contente de que você esteja gostando. ^_^

    ResponderExcluir
  5. Oi Kelly! Me identifico com vc,embora minha timidez seja um pouco diferente da sua,rsrs.
    Eu sou músico e trabalho num estúdio de gravação de minha propriedade.O fato é que no estúdio, trabalho quase sempre sozinho produzindo músicas e optei por isso devido a timidez em tocar para plateia.É raro eu não errar tudo se for mostrar uma peça musical pra alguém.
    Pra vc ter noção, outro dia eu tirei uma peça para violão que marcou minha infância,e ,quando fui mostrar pro meu pai que sempre admirou minha musicalidade, praticamente errei tudo.
    Maldita timidez.
    Bem,é mais ou menos isso
    Um abç e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anônimo(2)! Eu tenho uma história parecida. A uns 13 anos atrás, eu ia mostrar para o meu pai e para minha mãe que eu tinha aprendido a cantar uma música em espanhol da Thalía. Era a primeira música que eu aprendi e se chamava "Es Tu Amor". Pra conseguir cantar a música inteira, eu tive que virar de costas para meus pais poderem ouvir. A vergonha era tanta, que eu não conseguia cantar olhando olho no olho.
    Eu entendo bastante o que aconteceu com você.

    Muito obrigada pela sua visita e volte sempre que puder!
    Um abraço! E boa sorte pra você também! :)

    ResponderExcluir