quinta-feira, 18 de novembro de 2010

"Fala mais alto!"

ATENÇÃO
Prezados extrovertidos, recomendo-lhes que, por favor, agucem muito bem os seus ouvidos antes de qualquer tipo de conversação com os tímidos.

Att. Uma alma tímida.

Já faz bastante tempo que eu tenho a impressão de que fui fabricada com um aparelho embutido de ajustar o volume da minha voz. Mas tem um grande problema: esqueceram de incluir um controle remoto.
Eu não posso falar por todos os tímidos, porque cada um é diferente, apesar de termos "sintomas" semelhantes.
Um dos sintomas que se apoderam de mim é a falta de voz em ambientes que eu não conheço e principalmente com pessoas que eu não conheço.
Da 5ª série até o 3º ano do colegial uma das coisas que eu mais ouvia quando eu respondia alguma coisa era "Fala mais alto!"... "O quê?"... "Eu não estou conseguindo te ouvir, você pode falar um pouquinho mais alto?!" (esta última dita por professores)... e os mais "engraçadinhos" soltavam aquela frase, que eu acho que, pelo menos a maioria dos tímidos já ouviram... "Nossa! Você fala tão alto que até me deixa surdo!"
Por mais que eu me esforçasse para aumentar o volume da minha voz, eu não conseguia, e isso ainda acontece.
Eu até já tentei colocar uma bala dentro da boca antes de entrar em sala de aula pra ver se minha voz "limpava" e ficava mais alta (não sei de onde tirei essa idéia), mas não dava certo.
Vocês já podem imaginar o que era da minha vida na hora de alguma apresentação na frente da "platéia", né?!...

Esta semana, eu li uma matéria que o título dizia assim "Timidez ou Arrogância?" que contava a história de um tímido e um extrovertido. O tímido, por vergonha, quando encontrava o extrovertido, nunca dizia "Bom dia!" e o extrovertido ficava inconformado com aquilo e pensava que o tímido era arrogante, metido, até que descobriu a verdadeira razão de ele não cumprimentá-lo. Abaixo lhes deixo o link para esta matéria.


Muitas vezes eu deixo de cumprimentar alguém por medo de essa pessoa não me escutar e acabar não retribuindo. Nos lugares onde tenho trabalhado é a mesma coisa. Algo me impede de cumprimentar as pessoas, e uma dessas coisas é com certeza a minha falta de voz, ou "volume baixo" que ocorre na maioria das vezes. Então é meio que uma "auto-defesa". Eu penso "eu acho que aquela pessoa não vai me ouvir se eu cumprimentá-la, então é melhor deixar pra lá." ou então "e se ninguém me escutar? Eu vou ficar igual uma idiota, cumprimentando à toa."

Desde então eu tenho cumprimentado apenas a aquelas pessoas que me cumprimentam primeiro, ou então numa tentativa forçada, eu dou um sorrisinho e um pequeno toque no ombro da pessoa em sinal de cumprimento... Beijo no rosto? Nem pensar! Se a pessoa der, eu até retribuo, mas não espere isso de minha parte. Meu rosto fica vermelho demais para tal atitude/iniciativa em público, ainda mais se a pessoa for do sexo oposto (estando ou não interessada, não há distinção - muitas pessoas até acabam confundindo e acham que só porque eu fiquei vermelha com determinada pessoa, pensam eu estava interessada... XD). Eu fico olhando ao redor imaginando "o que será que estão pensando?" então eu tento virar o meu rosto para um local menos movimentado para onde eu possa "embranquecer" novamente. E então só me resta dizer internamente "Ufa!" (ha ha :D)

Muitas pessoas que eu conheci acreditavam que eu era metida, ignorante, mas isso foi só até me conhecerem, assim como o tímido da história do link.

Em compensação, se minha voz não sai quando eu estou fora de casa, e se sai, sai baixa. Quando eu estou em casa a situação é completamente diferente, e então de "fala mais alto!" eu passo a ouvir "Kelly, fala mais baixo!" (o_O) Oras! Desse jeito não há tímido que agüente!




5 comentários:

  1. Ahahahahahaha, adorei o final da postagem. Eu acho que seu modo de escrever brilha muito quando você fica engraçada. Um bj. Tímido pra Dedéu.

    ResponderExcluir
  2. Kelly, eu não sei qual a qualidade dos seus desenhos, mas se eu pudesse sugerir eu diria para você fazer letras. Você manda muito bem!

    ResponderExcluir
  3. Se me permite uma sugestão... pode cumprimentar sem sequer falar. Pode dar um sorriso (se conseguir), ou apenas um aceno com a cabeça. Se for a uma distância maior, pode levantar a mão e acenar... Tudo tem solução :)

    ResponderExcluir
  4. Tímido pra Dedéu:
    O problema é esse, Tímido! Eu gosto muito de desenhar, principalmente o rosto das pessoas. As pessoas gostam muito dos meus desenhos e dizem que eu poderia me aperfeiçoar, porque acham muito bons. E, pra falar a verdade, eu gosto mais. Mas valeu pela sugestão e pelo elogio. Muito obrigada. ^_^

    Boas-Oportunidades:
    Muito obrigada pela sugestão e pela visita. O sorriso é o mais difícil. :D

    ResponderExcluir
  5. Nunca tive problema com voz, eu falo as vezes até alto demais... Mas acho que todo tímido passa por isso: ser chamado de arrogante. A maioria das pessoas que eu conheço, dizem que antes de me conhecerem me achavam arrogante, metido... tenso.

    ResponderExcluir