sexta-feira, 1 de junho de 2012

Um bom motivo.

Confesso que sou o tipo de pessoa que só sai de casa se tiver um bom motivo para isso. Ser caseira já uma das características dos tímidos, porém nem todo mundo que é caseiro é tímido e vice-versa. 
Em casa está tudo o que eu preciso para me sentir bem, essa é que é a verdade. Escuto meus CDs favoritos e danço até me "acabar" (rs), leio os livros de que gosto, converso com meus amigos ou pelo telefone ou pela internet (todos - ou melhor, os poucos que tenho -, moram longe).


Minha mãe sempre me dizia: "Vai andar no shopping!" e eu respondia "Pra quê? Ficar olhando vitrine à toa?". Sinceramente eu não consigo ir a um shopping ou a qualquer lugar que for se eu não tiver alguma coisa importante para fazer lá, como por exemplo, comprar algo que me interesse, ou assistir a algum filme que esteja passando no cinema. Mas ficar à toa andando pra lá e pra cá e olhando vitrine? 
Pode ser que a maioria das moças da minha idade e principalmente as mais novas gostem de fazer isso para, quem sabe, arranjar algum namorado por lá (?). Eu sinceramente não vejo como isso seja possível, já que a maioria dos rapazes que vão ao shopping e que são solteiros vão sempre acompanhados por multidões de amigos, o que aumentam as chances de todos saírem de lá desiludidos e desanimados (caso a intenção principal de ir a um shopping seja essa). Que chatice ter que sair de casa para ir a um shopping em busca de "algo" que não irá encontrar, no máximo uma paquera, porque a aproximação em si já é difícil naquele ambiente. 


Pois é, como você que está me lendo percebeu, eu não sou fã de shoppings, e só vou lá se tiver um motivo muito bom. E pra falar a verdade, lá não tem muita coisa que me motive.
Porém existem lugares que me motivam sempre a sair de casa, apesar de eu ser tímida e caseira e, entre eles estão uma boa livraria na qual eu passo horas lendo e se gostar de algum livro, eu compro; loja de CDs; parque, seja de diversões ou não. Afinal, lá se paquera bem melhor que num shopping, e se tem muito mais possibilidades de arranjar um(a) namorado(a), apesar de esse não ser o principal motivo que me faz ir a esses lugares (rs). O principal motivo que me faz ir a esses lugares é que ali eu sei que não ficarão me olhando de cima à baixo como fazem a maioria das pessoas nos shoppings, por exemplo; ali eu sei que estarei no meio de pessoas como eu, que estão interessadas em algo que realmente vale a pena e importa. E o mais importante: ali eu tenho certeza de que me sentirei bem, e me sinto. 


Acredito eu que o mais importante é se sentir bem, seja em casa ou fora dela. Geralmente os pais, as famílias dos tímidos tendem a "exigir" que os filhos saiam mais, porque acham que a felicidade deles está lá fora (talvez esteja), mas a verdade é que isso é o que os pais e familiares querem; poder dizer para os parentes e amigos: "Meu filho tem vários amigos e sempre está saindo" e muitas vezes nós acabamos fazendo as vontades dos nossos familiares e nos esquecemos das nossas próprias vontades. Por que ser, fingir o que não somos para satisfazer os outros, se podemos ser nós mesmos com nossos defeitos e qualidades e ainda assim conseguir satisfazer a nós mesmos com as coisas que mais gostamos de fazer e também as outras pessoas? Pois é, temos todo o direito de divertir-nos à nossa maneira. E é nosso dever mostrar que estamos bem sendo quem somos.


Se você se sente bem, diga, se não, também. Se você quer sair, saia! Se não, fique em casa. Se você acha que tem problemas, procure ajuda! Só não viva a sua vida em função do que os outros pensam como deve ser a sua vida. Seja feliz! Eu serei também. :)





2 comentários:

  1. Sabe uma coisa que eu estava pensando esses dias, e que agora lendo seu post me fez relembrar? Isso que vc disse de que algumas pessoas vão para o shopping com a motivação de namorar, e certamente lá não é o lugar mais propício disso acontecer, já que os pretendentes andam em bandos.

    Uma vez eu fiquei pensando qual seria a grande motivação da minha vida; pois tudo o que eu queria fazer me sentia desmotivado para tal, e aí racionalizei o seguinte: eu adoro as programações caseiras (ouvir musica, escrever, assistir coisas, ler, etc), mas ao mesmo tempo, uma parte de mim se entristece porque cresceu acreditando que "a felicidade está lá fora, e só se é feliz quando se tem um punhado de amigos saindo juntos com vc".

    Eu sempre fui ouvi aquela frase que diz "sair com os amigos para se divertir", e isso era tudo. Quando ouvia o contrário, era sempre de modo depreciativo, por exemplo: "Se vc se diverte sozinho, é porque é um Forever Alone".

    Nossa sociedade cria esse conceito de que estar em meio ao grupo social é sinônimo de ser feliz. Mas, o que jamais vou compreender, é até que ponto isso está certo ou errado. Sozinho a gente se diverte mais, menos ou igual aos outros?

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua reflexão como sempre Ledark! Eu diria que a gente só se diverte mesmo estando em ambientes em que a gente se sente à vontade ou com pessoas que a gente se sente à vontade. Eu sinceramente, a maior parte das vezes me divirto sozinha e não acho que o meu modo de diversão seja mais ou menos que os outros. Só acho que esse conceito que a maioria criou de diversão deveria ser mudado e cada um se divertir como achar melhor, sem a pressão de ninguém.

    ResponderExcluir