domingo, 29 de janeiro de 2012

Líder, eu?!

Não é a primeira vez que eu faço testes pela internet, mas toda vez que faço, me surpreendo com o resultado. Desta vez, por recomendação de uma pessoa na internet, resolvi fazer o Teste Vocacional do Guia do Estudante (  http://testevocacional.guiadoestudante.abril.com.br/ ). Já se passaram vários anos desde que terminei o colegial (Ensino Médio) e a princípio eu não sabia muito bem o que eu queria fazer, na verdade, eu não sabia "patavinas" do que eu ia fazer, que profissão eu iria seguir. Até que há alguns anos eu venho me decidido (antes tarde do que nunca, já dizia o ditado). Mas a escolha, pra mim, ainda está meio incerta. 

Minhas matérias favoritas sempre foram História, Português e Educação Artística. As minhas notas com essas três matérias sempre foram altas. Durante esses anos sempre procurei me informar mais sobre essas matérias tentando me identificar em alguma delas e tentando me decidir por uma só. De um lado, algumas pessoas, familiares e conhecidos que vêem meus desenhos ou até mesmo outros tipos de artes que eu faço, seja no próprio computador, ou em papéis mesmo, me dizem que eu deveria me aprofundar mais e seguir essa carreira. E eu particularmente gosto muito. Do outro lado, outras pessoas e amigos que lêem as coisas que eu escrevo me dizem que gostam do meu jeito de escrever e que eu deveria seguir carreira de escritora ou de alguma coisa que envolva as palavras. O problema é justamente esse: eu também gosto muito de escrever e ultimamente eu tenho escrito mais do que desenhado. 
Há algum tempo eu já havia me decidido pelas Artes, mas às vezes eu me pego sem criatividade e penso: será que eu terei criatividade suficiente para seguir essa carreira? Se bem que para escrever também é necessário ter criatividade... é um dilema mesmo.

Bom, já escrevi demais e a questão principal que é bom, nada...
Fiz o teste (duas vezes), e só consegui continuar nesse dilema, mas para a minha surpresa, o teste diz o seguinte:


Estou de acordo com tudo, menos a parte que diz "Você é um líder determinado, daqueles que curte encarar novos desafios todos os dias". Líder? - Eu me pergunto - pode uma pessoa tão tímida quanto eu ser líder?. Líderes lideram (óbvio), mas eu só consigo liderar a mim mesma quando faço alguma coisa, mas eu não me vejo liderando outras pessoas. Talvez possa ser um erro meu de interpretação (o que não é incomum). Se alguém tiver uma idéia do que significa isso, não hesite em me explicar. 
Já quanto a "curtir" encarar novos desafios é outra história. Se for para encarar eu até encaro, não costumo fugir da raia,  mas curtir? Eu tenho verdadeiro pavor quando encontro um desafio pela frente. 

O resultado do teste foi: Artista. Logo abaixo, mostra várias profissões com relação a esse perfil, dentre as quais eu me identifico com: Artista, Bibliotecária, Escritora e Designer Gráfica
No final das contas esses testes só fazem com que eu fique cada vez mais em cima do muro...



Feliz 2012 a todos!!! 
(atrasado)





8 comentários:

  1. Eu fiz um teste desses uma vez e apareceu que eu deveria ser um bibliotecário xD Na real eu sempre fui muito confuso com essas escolhas, e acabei fazendo aquilo que a oportunidade do momento trazia.

    Quanto a parte da liderança, eu já me vi diante dessa situação, que foi no meu antigo emprego, onde meu chefe foi contratar um estagiário, e como eu era o funcionário único e meu chefe não sabia fazer o serviço, então eu seria encarregado de "liderar" aquele estagiário.

    Foi muito estranho, e eu até disse pro meu chefe que não tinha como fazer isso e que seria impossível, e foi aí que ele me disse uma coisa que me marcou muito:

    "Não há como saber do que alguém é capaz até que esse alguém vá lá e faça". E no fim das contas acabou que eu aceitei o desafio e tive que "liderar" aquele estagiário. Era uma liderança da minha forma, bem mais simples por ser com apenas uma pessoa, mas ainda assim aconteceu. Ou seja, até que você faça, não tem como dizer que não é capaz de fazer...
    rs

    ResponderExcluir
  2. Tem toda a razão! Não tinha pensado por esse lado, mas é a mais pura verdade. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá Kelly, só passei para te parabenizar pelo ótimo blog, infelizmente, também tenho os mesmos problemas que você por conta da timidez (talvez até mais).
    Encontrei seu blog à pouco tempo e gostei muito dos poucos posts que li até então. Quanto aos testes de vocação, não sei se funcionam, até porque nunca fiz um, e me arrependo disso. Atualmente estou concluindo um curso que não me identifiquei muito, e pode ter certeza que passar 5 anos vendo algo que não te dar prazer é bem difícil. Então procure se informar o máximo possível antes de escolher e se mesmo assim achar que fez a escolha errada, desista no início e parta para outra, não cometa o mesmo erro que eu cometi.
    Ansioso por um tempinho para ler todos os teus posts.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jandson! Muito obrigada por sua visita ao meu blog e pelo seu conselho. Espero ir pelo caminho certo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Uia!! Ela respondeu, você anda postando pouco, não desanima com o blog não Kelly, ou está sem muito tempo? Como muitos já disseram, você escreve muito bem e seus posts são bem interessantes.

    Aguardando novas postagens, abraço.

    ResponderExcluir
  6. Sem tempo e sem criatividade também rs. Quando eu tenho tempo, não me vem na mente muita coisa interessante pra postar. Mas obrigada pelo elogio. ;)

    ResponderExcluir
  7. oi Kelly, andei lendo seu blog, me identifiquei muito, sou uma pessoa muito tímida também, e ultimamente estou passando por uma situação parecida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, anônimo! É sempre bom saber que alguém ainda se identifica comigo. Mesmo depois de séculos, muito obrigada pela visita. :)

      Excluir